sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Avô abençoado

- Bença vô?
- Deus te abenções, meu filho!

Esse era o comprimento acompanhado de um beijo nas costas da minha mão direita feito pelo meu avô nas visitas que minha mãe me levava religiosamente aos domingos. Ele morada de caseiro em uma casa de padres no Jardim Real, cidade de Praia Grande até as ruínas, saíndo de lá sendo liberado de sua função para que novos construtores transformassem aquele espaço abençoado em casas modernas. Assim deixo a pergunta: Como prezervar costumes antigos?

Era assim que eu me apresentava para o Sr. Almerindo Bispo dos Santos, meu avô materno de origem portuguesa, de acordo com o que ele me disse em uma entrevista que eu o fiz para pesquisas escolares. É lógico que a diferença entre o costume apresentado nas histórias de Mario Puzo é ser restrito aos laços sanguíneos, que gradativamente fazia mais sentido se preservar. Foi uma pena não ter registrado esse momento tão simbólico para a família Rodrigues dos Santos.
Expresso meu fascínio por esse filme sob o aspecto do profundo respeito pelos detentores do conhecimento tendo por base a vivência, ainda mais por se tratar de um senhor que tinha 85 anos, principalmente por sua contribuição para o desenvolvimento da região por onde ele passou, ampliando assim o prestígio por essa pessoa humilde e um exemplo de educação familiar, bastando somente recordar a maneira como ele veio estruturando sua metodologia ao longo da vida.


Em uma conversa com minha amiga Katia Miahira fecho com uma tríade a forma de reconhecer esse cumprimento como um verdadeiro patrimônio imaterial que no Japão é preservada de forma que nos faz crer que "de traz pra frente" estão nossos costumes por aqui, que nos que daria continuidade a religação com nossos antepassados. Por lá, o valor do ato de curvar-se representando um olá, bom dia ou coisa do tipo, ata os laços com seus representantes mais antigos.

 

Sendo assim, fico com essa imagem na memória sendo bem próxima de um guerreiro na lida com a terra, que vai fazer falta para essa região a sul de Praia Grande, principalmente para mim e meus parentes maternos que a partir do instante seguinte em que ele foi para o lado de minha mãe, passaram a ser a base dessa maravilhosa família que se encontra em altos e baixos como qualquer outra, mas se mantém unida como bem poucas ultimamente. 



Fontes:

Liderança e Provérbios em "O Poderoso Chefão":
http://olharbeheca.blogspot.com.br/2011/04/lideranca-e-proverbios-em-o-poderoso.html

Histórias com café por Jéssica Almeida:
http://www.estoriasecafe.com/2012/11/sugestao-de-leitura-o-poderoso-chefao_21.html#.UtkVBrTP75M

Salaam Aleikum:
http://exoteria-apen.blogspot.com.br/2011_10_01_archive.html

Arquivo pessoal:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10200998110015433&set=a.3360156683196.2126011.1247410312&type=3&theater

Edição de foto on line:
http://pixlr.com/editor/

Um comentário:

Ludmila disse...

Não podia deixar de comentar essa postagem por diversos motivos:
1 - Aqui em casa todo mundo ama poderoso chefão, temos os filmes e os livros, e eu já perdi as contas de quantas vezes já vi/li, meu pai imita a voz do Don, e eu sei falas do filme de cor! kkk
2 - Desde pequenos eu e o Murilo pedimos a benção pros meus pais e avós, e digo mais: se eu chamar meus pais ou avós de "você" ao invés de "senhor(a)" a chinela canta! Acho que hoje isso nem existe mais!
3 - Você escreve muito bem, eu já te disse isso?
Abraços, Lee, continue escrevendo viu, não deixe de lado o blog nao...

MEUS TRABALHOS ANTIGOS

Logo abaixo, tenho algumas artes que venho fazendo enquanto inspirado.

Danger ! ! !

Danger ! ! !
Neste desenho criado por Guthem(neu irmão) e colorido por mim (Lee), desenvolvemos e aprimoramos nossas técnicas para oferecer o que há de melhor que pudermos fazer.Logo, desenhos como esse, que não tem história são nossas cobaias para erros e acertos e talves até o início de uma história...só o tempo dirá.

Guardiães da 4ª Dimensão

Guardiães da 4ª Dimensão
Esse desenho e o “Pawer Wave´s Terry Bogard” estavam no evento Arte no Lápis - União dos Desenhistas da Baixada Santista 2007, aconteceu no dia 29/07, das 9h as 17h, na Gibiteca Posto 5, que fica na Conselheiro Nébias, Canal 3 (Em frente à praça de conveniências).

Power Wave´s Terry Bogard

Power Wave´s Terry Bogard
Por ser muito fã de Terry Bogard, fiz esse desenho para que todos os que são iguais a mim se identifiquem e não pensem que são loucos por ter um personagem de Anime como ídolo.

Mascotes para quiosque de praia

Mascotes para quiosque de praia
Essa foi uma de minhas grandes feicidades, a honra de fazer um logotipo com os mascotes sapos cartum que tivessem um traço caipira.Ficou um barato, ou seja, coaaaaachh!!!